NOSSA MISSÃO

Anunciar o Evangelho verdadeiro e fazer discípulos de Jesus Cristo, visando a restauração da pessoa 'por inteiro'.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

AMPLIANDO NOSSAS TENDAS




Por Pr. Paulo Salustiano
12/07/2008
TEXTO BÍBLICO: ISAÍAS 54:2
“Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. 3 Porque trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.”
ICT: Deus prometeu a nação de Judá que lhe daria grande crescimento depois do exílio, mas que seu povo precisaria fazer sua parte, ampliando a tenda, estendendo as cortinas e firmando as estacas.
TESE: Deus quer dar crescimento para a sua igreja, mas para isso precisamos fazer nossa parte.
INTRODUÇÃO:
         Por causa de seu pecado, o povo de Judá seria levado para o cativeiro na Babilônia. Mas através do seu servo Isaías Deus fez promessas de libertação e de prosperidade para Judá de que estes fossem libertados. Aqui Deus usa a figura da tenda para ilustrar o crescimento que daria ao seu povo, uma metáfora bastante pertinente e inspiradora para um povo acostumado com a vida pastoril. Deus promete um crescimento tão grande que eles iriam transbordar para todos os lados e possuir as nações. No entanto, também vemos neste texto que Deus propõe uma parceria de forma que Ele daria o crescimento, o avanço, mas o povo precisaria fazer sua parte. 
         Deus quer que esta igreja cresça,e para isso Ele nos dá a ordem: “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. Nossa parte é alargar as tendas, a de Deus é nos fazer transbordar.
         Quero pensar com você esta noite sobre o que devemos fazer para alargar nossas tendas.
·         Para alargar nossas tendas é preciso...

1 – ...UM PROJETO:
         Ações planejadas serão executadas com maior precisão. Terão mais possibilidade de permanecer, de dar certo, terão a margem de erros diminuída, atrairão cooperação. A Bíblia nos fala de um homem de Deus que planejou suas ações e assim conseguiu obter êxito na realização da sua obra. Seu nome era Neemias.
·         Ele orou buscando a vontade de Deus (2:1-4);
·         Ele tinha uma visão do seu objetivo (2:5);
·         Ele buscou apoio financeiro (2:7-8)
·         Ele “reconheceu o terreno” e a condição do povo (2:11-17a);
·         Ele buscou cooperadores.(2:27 b)
1.1 – Orientados por Cristo, os discípulos agiram de maneira estratégica: »LUCAS [10]
1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
1.2 – Assim também Paulo agia de maneira estratégica, indo primeiro às sinagogas:
Nossa igreja tem um projeto para tianguá em fase de construção. Temos crido que Deus nos deu a visão de levar o evangelho a toda Tianguá. È necessário portanto, planejarmos dentro desta visão para, assim podermos alcançar aquilo que como igreja almejamos.

2 - ...RECURSOS:
    Como ampliar a tenda se não tivermos a nossa disposição mais cortinas, sem as cordas para esticar, se não tivermos estacas para serem fincadas. Quando um beduíno queria aumentar a sua tenda ele saia em busca do material necessário para isso.
O que seriam as cortinas, as cordas e as estacas?
2.1 – Nossos talentos e dons.
    Sobre isso falaremos mais no próximo ponto. Mas é impossível realizar esta obra sem recursos humanos.
    A bíblia nos diz que Deus colocou em nossa igreja todo o recurso humano necessário para a ampliação das nossas tendas.
 “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois [dons] de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” (1 Cor. 12:28)
“ E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,
 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” (Ef. 4:11-12)
Meu querido irmão, minha querida irmã, Deus quer usar você é o principal recurso para a realização desta obra.
      2.2 – Nossos bens.
         O texto áureo de Malaquias 3:10 diz que devemos trazer todos os dízimos à casa do tesouro para que haja mantimento na casa do Senhor. Sendo assim, nossos bens são utilizados para a manutenção da obra do Senhor.
         Mas a Palavra de Deus também nos revela que nossos bens devem ser utilizados para que cada vez mais e mais pessoas escutem o evangelho do Senhor Jesus Cristo. “15 Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente;
16 porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades.” (Fp. 4:15e16)
         Até o próprio ministério de Jesus precisou ser financiado: »LUCAS [8]
1 Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze,
2 bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios.
3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens.
         Voltando ao Antigo Testamento vemos a alegria do povo de Israel em poder contribuir para o crescimento da obra do Senhor.
  • Êxodo 36: 3-“ e receberam de Moisés toda a oferta alçada, que os filhos de Israel tinham trazido para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e ainda eles lhe traziam cada manhã [ofertas voluntárias].”
  • I Cr 29:6-“ Então os chefes das casas paternas, os chefes das tribos de Israel, e os chefes de mil e de cem, juntamente com os intendentes da obra do rei, fizeram [ofertas voluntárias].”
  • Esdras 2:68-“ Alguns dos chefes das casas paternas, vindo à casa do Senhor em Jerusalém, deram [ofertas voluntárias] para a casa de Deus, para a edificarem no seu lugar”
Não há expansão sem comprometimento financeiro. Deus quer usar nossas finanças para ampliar nossas tendas.
    
3 - ... Trabalhadores.
         Tem um bom projeto e ter os recursos mas não ter os trabalhadores de nada adianta. Mateus 9:38-“ Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande [trabalhadores] para a sua seara.”
         É necessário envolvimento e comprometimento para ampliarmos nossas tendas.
         A Palavra de Deus nos remete a uma cena fantástica no livro de Esdras que nos mostra a alegria do povo não só no contribuir mas também em poder “pôr a mão na massa”. Esdras 3- “8 Ora, no segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro para Jerusalém, deram início à obra e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima, para superintenderem a obra da casa do Senhor.
9 Então se levantaram Jesuá com seus filhos e seus irmãos, Cadmiel e seus filhos, os filhos de Judá, como um só homem, para superintenderem os que faziam a obra na casa de Deus; como também os filhos de Henadade, com seus filhos e seus irmãos, os levitas.
10 Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, os sacerdotes trajando suas vestes, apresentaram-se com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao Senhor, segundo a ordem de Davi, rei de Israel.
11 E cantavam a revezes, louvando ao Senhor e dando-lhe graças com estas palavras: Porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo levantou grande brado, quando louvaram ao Senhor, por se terem lançado os alicerces da casa do Senhor.
12 Muitos, porém, dos sacerdotes e dos levitas, e dos chefes das casas paternas, os idosos que tinham visto a primeira casa, choraram em altas vozes quando, a sua vista, foi lançado o fundamento desta casa; também muitos gritaram de júbilo;
13 de maneira que não podia o povo distinguir as vozes do júbilo das vozes do choro do povo; porque o povo bradava em tão altas vozes que o som se ouvia de mui longe.”
Você é importante na obra do Senhor. Seu serviço tem um valor enorme para Deus. Portanto, envolva-se na ampliação da tenda desta igreja, dedique-se ao trabalho de Cristo.

CONCLUSÃO:
         Deus quer que esta obra avance. Porém precisamos fazer nossa parte para que isso aconteça. Portanto vamos nos envolver buscando ao Senhor para dEle obter orientação, vamos nos comprometer dedicando ao Senhor nossos talentos e bens, e nos apresentando para o serviço. Assim, baseados na promessa do Senhor, nossas tendas serão ampliadas e transbordaremos para a glória de Deus!



Sermão ministrado dia 13 de Julho de 2008, no culto de louvor e adoração da PIB EM TIANGUÁ.

2 comentários: