NOSSA MISSÃO

Anunciar o Evangelho verdadeiro e fazer discípulos de Jesus Cristo, visando a restauração da pessoa 'por inteiro'.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A MULHER COM UM FLUXO DE SANGUE: EM BUSCA DA RESTAURAÇÃO.


Pr. Paulo Henrique Salustiano
Texto: MARCOS 5:25-34
CONTEXTO:
Jesus já era bastante conhecido em Israel por causa da sua pregação e dos seus milagres, seus seguidores já eram bem numerosos.
Na região dos gerasenos, que ficava as margens do mar da Galiléia, ali curou um homem possesso por uma legião de demônios. Depois disso entrou no barco e foi para o outro lado do lago, possivelmente a cidade de Cafarnaum. Grande multidão afluiu para ter com Ele,e um homem chamado Jairo pedia-lhe insistentemente que fosse até sua casa curar sua filhinha que estava à morte. Jesus atendeu ao chamado daquele homem, enquanto caminhava uma grande multidão o apertava e uma mulher desesperada procurava toca-lo.
PESSOAS-CHAVE: Jesus e a mulher com fluxo de sangue.
LUGAR-CHAVE: Galiléia
SENTIMENTOS-CHAVE: desespero, esperança e alegria.
PROBLEMA INICIAL: Uma mulher sofria com uma hemorragia à 12 anos, sem jamais encontrar cura, vai em busca de Jesus mas havia uma grande multidão entre eles.
PONTOS DE REFERÊNCIA NA SEQUÊNCIA NARRADA:
 Uma mulher que havia doze anos que sofria com uma hemorragia, gastou tudo o que tinha com médicos mas sem encontrar cura, vai em busca de Jesus, mas havia uma multidão entre eles (vs. 25-26);
 Ela ouviu falar de Jesus, entrou no meio da multidão e tocou-lhe a capa por trás, pois tinha certeza de que ficaria curada. (vs. 27-29);
 No instante em que tocou em Jesus o sangue estancou, Jesus sentiu que dele havia saído poder e quis saber quem o havia tocado (vs. 29-30);
 Os discípulos lhe disseram ser muito difícil saber quem o havia tocado nomeio de tanta gente, mas o Senhor insistiu e procurou quem lhe tocara.(vs. 31-32);
 Então a mulher sabendo o que lhe havia ocorrido e não podendo mais se esconder confessou o que havia acontecido. Jesus disse, vai em paz, a tua fé te salvou. (vs. 33-34).

SITUAÇÃO FINAL: A mulher foi salva de sua terrível doença e seguiu em paz.

LIÇÕES TIRADAS DA NARRATIVA:
Convido você para juntos analisarmos os personagens envolvidos nesta narrativa e à partir de então tirarmos lições para as nossas vidas.


I – A MULHER.
1.1 – Sofria de uma doença incurável, lutando contra esta doença durante 12 anos sem sucesso. O texto nos diz que ela havia gasto tudo com os médicos, mas ao invés da cura, só tinha conseguido piorar. Até que buscou a Jesus e encontrou salvação.
Aplicação:
O ser humano tem uma doença espiritual terrível, chamada pecado. Esta é uma doença letal, leva a morte física e principalmente espiritual (Rm. 6:23).
Muitas pessoas tem procurado vários “médicos” para serem curadas, mas ao invés de melhorarem vão de mal a pior. Estes médicos são as várias religiões, e até o ateísmo (que não deixa de ser uma religião).
No entanto o único que pode realmente curar esta doença terrível é o Senhor Jesus Cristo, o médico dos médicos.
Atos 4:12-“ E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”

1.2 – aquela mulher ouviu falar de Jesus. Isso lhe encheu de esperanças de que finalmente poderia ser salva.

1.3 – Ela realmente creu que Jesus poderia restaura-la.
“28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.”

1.4 – Ela buscou Jesus, tocou em Jesus. Pôs sua fé em ação.
“27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;”
Isaías 55:6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”
Tiago 2:17” Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.”

1.5 – Ela confessou Jesus. Deu a glória a Ele publicamente.
“33 Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade.”
Mateus 10:32 “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.”
Romanos 10:9 “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.”

II - A MULTIDÃO.
2.1 – A multidão desprezou a mulher. Sua doença a deixava impura (Lv. 15: 25-27);


2.2 – A multidão era uma barreira entre ela e Jesus. Ela representa as pessoas que tentam nos impedir de chegar a Cristo.
Ilustração:
Zaqueu enfrentou a multidão para ver Jesus.
Aplicação:
Quem quer ser salvo não pode permitir que a pressão da multidão o impeça de chegar até Jesus.

III – JESUS.
3.1 – Ao ser tocado pela mulher, Jesus logo sentiu que dEle saiu poder. Jesus não é insensível ao sofrimento humano, nem a condição espiritual daqueles que vivem distantes de Deus. Ele se importa com sua vida.
3.2 – Enquanto todos os outros desprezavam-na, Jesus quis conversar com aquela mulher, Jesus se importou com ela
Aplicação:
Jesus se importa com a tua vida, Ele não está alheio aos teus problemas. Pra Jesus, você não é somente mais um na multidão. Ele é Deus conosco, quer tem um relacionamento pessoal contigo, quer mudar a tua vida e te fazer uma nova criatura.
3.2 – Jesus curou aquela mulher e deu pra ela muito mais do que procurava. Ele disse:”...vai em paz, a tua fé te salvou.” O novo testamento, caracteristicamente usa o verbo “sozein” de uma maneira distinta, significando “aquilo que cura de tudo o que pode contaminar a alma de alguém nesta vida e na vida futura”. Portanto ela não recebeu somente a cura do corpo, mas a salvação de sua alma.

CONCLUSÃO:
TALVEZ VOCÊ COMO AQUELA MULHER, ESTEJA POR MUITO TEMPO PROCURANDO A CURA PARA AS FERIDAS DE SUA ALMA, SOBRETUDO, PARA SEU PROBLEMA ESPIRITUAL, SAIBA QUE SOMENTE EM JESUS VOCÊ PODERÁ RECEBER ESTA CURA DEFINITIVA. JESUS SE IMPORTA COM VOCÊ, ELE TE AMA, E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA SUA VIDA, ELE QUER TE SALVAR. ENTÃO, VENÇA AS BARREIRAS DA MULTIDÃO “TOQUE” EM JESUS E RECEBA A SALVAÇÃO.

Um comentário: