NOSSA MISSÃO

Anunciar o Evangelho verdadeiro e fazer discípulos de Jesus Cristo, visando a restauração da pessoa 'por inteiro'.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

JESUS E NICODEMOS



JESUS E NICODEMOS

TEXTO: JOÃO 3:1-16
CONTEXTO: Jesus começou seu ministério público logo após seu batismo no Rio Jordão. Ele fazia muitos milagres, como por exemplo, o de transformar água em vinho em um casamento em Cana na Galiléia. Muitos começavam a crer em Jesus sua fama crescia por todo Israel.
PESSOAS-CHAVE: Jesus e Nicodemos
LUGAR-CHAVE: Galiléia
SENTIMENTOS-CHAVE: curiosidade, desejo de entrar no Reino de Deus, sinceridade.
REPETIÇÕES-CHAVE: Para entrar no Reino de Deus é necessário nascer de novo.
PROBLEMA INICIAL: Nicodemos queria saber como entrar no Reino de Deus, mas não conseguia entender a dimensão espiritual de “Nascer de novo.”
PONTOS DE REFERÊNCIA NA SEQUÊNCIA NARRADA:
  • Uma noite, Nicodemos foi visitar Jesus e disse: “Sabemos que o Senhor é um mestre enviado por Deus – Vs. 1-2
  • Jesus respondeu: “Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” V.3
  • Nicodemos perguntou: “Como pode um homem velho nascer de novo.? (V.4)
  • Jesus respondeu que ele tinha que nascer da água e do Espírito, e fez uma comparação do Espírito com o vento. – vs. 5-6
  • Jesus criticou Nicodemos por que era professor e não entendia o que lhe explicava – (vs. 10-13;)
  • Jesus concluiu: “como Moisés levantou no deserto uma serpente uma serpente de bronze numa estaca, assim o Filho do Homem ter que ser levantado, para que todo o que nEle crer tenha a vida eterna. -  (Vs.14-16)  

SITUAÇÃO FINAL: Nicodemos entendeu o que significa nascer de novo
LIÇÕES TIRADAS DA NARRATIVA:

LIÇÃO 01 – PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS É PRECISO NASCER DE NOVO (V.3)

EXPLICAR: o tema central da conversação entre Jesus e Nicodemos era o Reino de Deus. No evangelho de João este termo é usado como sinônimo de vida eterna. Portanto, eles conversavam sobre a salvação, essa era indagação de Nicodemos. Jesus usa dois símbolos para ilustrar o novo nascimento, quais são:
·         Água – nascer da água faz referência ao batismo de João Batista, que ficou conhecido como batismo de arrependimento;
·         Espírito – em algunas versões, Vento. No grego a palavra para espírito e vento é a mesma, pneuma. Significando que o novo nascimento vem da atuação do Espírito Santo na vida da pessoa convencendo-a do pecado da justiça e do juízo. O novo nascimento é tão difícil de explicar quanto o vento, pois pode-se ver a sua atuação sem ser explicado.

ILUSTRAR: Alguém disse certa vez: “quem nasce uma vez morre duas, quem nasce duas vezes morre uma”
·         O endemininhado gadareno que foi transformado por Cristo. (Mc. 5:15)

APLICAR: Olhando para este texto facilmente corremos o risco de pensar que Jesus pede para que primeiro mudemos de vida para depois segui-lo. É exatamente o contrário. Precisamos na verdade, nascer de novo para então sermos transformados a sua imagem e semelhança.
Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas antigas se passaram , e eis que tudo se fez novo.” (2Cor. 5:17)  


LIÇÃO 02 – UMA PESSOA PODE SER RELIGIOSA E TER CONHECIMENTO BÍBLICO SER TER A VIDA QUE VEM DE DEUS (VS. 3-9)

EXPLICAR: Nicodemos tinha muito conhecimento das Escrituras Sagradas. Ele era um farizeu,como  o próprio Senhor Jesus afirmou era mestre em Israel. Mas sua visão não ia além do que seus olhos podem perceber. Ele não conseguia compreender as verdades de Deus, o que Jesus tentava lhe ensinar era complicado demais para ele, apesar de O Senhor ter usa um linguajar tão simples.
“Ora o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entende-las porque se discernem espiritualmente” (1Cor. 2:14)

ILUSTRAR: O jovem rico;
·         O sábio o humilde e a laranja;

APLICAR: Talvez você seja uma pessoa muito religiosa. Conheça e cumpra todos os mandamentos e dogmas de sua religião, talvez você até conheça a Bíblia, porém essas coisas não são suficientes para te salvar e te fazer entrar no Reino dos céus. É necessário nascer de novo.

LIÇÃO 03 – JESUS CRISTO PRECISAVA SER LEVANTADO NA CRUZ PARA O HOMEM PECADOR SER SALVO (VS.14-16)

 EXPLICAR: Ele relembrou Nicodemos o que aconteceu aos seus antepassados judeus no deserto. Pecaram contra Deus, então Ele enviou serpentes para pica-los, e começaram a morrer. Quando se arrependeram, Deus disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze e coloca-la numa haste. Aqueles que foram picados e olharam para as serpentes foram curados (Nm. 21: 8-9). Jesus explicou a Nicodemos que quando morresse na cruz, seria como a serpente que Moisés pendurou na haste. A cobra de bronze tornou-se uma ilustração de Jesus.

APLICAR:
·         A serpente ilustra o pecado que requer o juízo de Deus;
·         A haste ilustra a cruz de Cristo, onde Ele foi oferecido como substituto para salvar todos aqueles que olharem para Ele com fé;
·         Olhar e viver ilustra a fé singela. O homem pecador é salvo pela fé, ao olhar para o Senhor Jesus, que tomou a responsabilidade pelo nosso pecado, quando foi pendurado na cruz.

CONCLUSÃO

            Para entrar no Reino de Deus não basta ter conhecimento bíblico, é necessário nascer de novo, olhando para Cristo, autor e consumador de nossa fé.


Tianguá, 02 de março de 2008.
Pr. Paulo Henrique Salustiano.
Sermão ministrado em 02/03/08, na PIB em Tianguá, culto da noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário